quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Empresas de pagamento virtual querem facilitar a compra na internet

Matéria Indicada pelo Franqueado G3w Concept William Camilo




Os usuários do varejo-online, que somaram 32 milhões de pessoas em outubro, buscam facilidade, rapidez e segurança na hora de comprar. Para reter esses clientes, cada vez mais exigentes, e conquistar os novos consumidores que estão surgindo, as empresas de pagamento virtual investem em tais atributos.
Diminuir formulários, armazenar dados do cartão do usuário, finalizar a compra numa única página e aumentar os meios de pagamento oferecidos são algumas tendências desse mercado. Ao facilitar o pagamento, a meta é aumentar o número de visitas aos sites de e-commerce que se convertem em vendas, incrementando o faturamento dos lojistas.
"Vai existir uma grande mudança do que se entendia do mercado de pagamento pela internet até 2011 e daqui para frente", diz Mariano Gomide de Faria, CEO da empresa de soluções para e-commerce Vtex, que tem entre seus clientes Walmart, Nokia e Sacks.  Faria preside o E-merging Markets, evento sobre comércio eletrônico que começou ontem, em São Paulo, e segue até hoje, quando os meios de pagamento estarão entre os temas em pauta.
"Deixar seus dados armazenados na instituição de pagamento é muito mais seguro do que digitar toda vez. É no ato da digitação que os dados são capturados", diz Faria, que aposta no chamado One-Click-Buying, técnica que permite aos consumidores comprarem com apenas um clique, através do uso das informações de pagamento do usuário digitadas anteriormente. O PagSeguro, do UOL, também guarda dados. Com o sistema, diz Faria, a taxa de desistência de compras cai em torno de 50%.
Na ânsia de encurtar cada vez mais os passos do usuário, algumas empresas já processam todo o pagamento numa mesma página da internet. Na operação virtual da Nokia, por exemplo, você preenche os dados e conclui o pagamento, tudo logo abaixo do produto no site. De acordo com Rodolfo Alves, gerente da loja on-line Nokia, desde que começou a usar o novo sistema da Vtex, a conversão aumentou mais de 80%.
Outras empresas, como o Pagamento Digital, redirecionam o cliente para suas páginas. "Algumas vezes o cliente nem percebe que saiu do site", afirma Marcos Cavagnoli, vice-presidente da BuscaPé Financial Services, braço do grupo BuscaPé que atua também com as empresas FControl, PagosOnline, e DinheiroMail.
Há três meses, o Pagamento Digital agregou ao seu pacote de pagamento o e-behaviour, ferramenta que ajuda a recuperar o consumidor que abandona o carrinho de compras, aumentando a taxa de conversão em 20%. Segundo Cavagnoli, o Pagamento Digital tem investido ainda na usabilidade do site, com a simplificação dos formulários.
A ferramenta do MoIP Pagamentos permite que a compra seja feita dentro do próprio site do lojista, com cada etapa em uma página."Temos 25% mais conversão de vendas se o pagamento é feito sem sair do site do lojista, mas, para os clientes pequenos não vale a pena, porque a nossa marca traz credibilidade. Nesse caso, direcionamos para nosso site", diz Igor Senra, CEO da empresa, que atende cerca de 25 mil lojas virtuais e processa mais de 300 mil transações ao mês.
A companhia acaba de fechar parceria com a bandeira de cartões de crédito e débito Elo, criada pelos bancos Bradesco, Caixa e Banco do Brasil, com os olhos voltados para a nova classe C. De acordo com o MoIP, com o novo contrato, a empresa passa a oferecer o maior portfólio de opções de pagamentos on-line do mercado brasileiro, com outras 15 modalidades.
O MercadoPago, ferramenta de pagamentos do grupo MercadoLivre, lança oficialmente, durante o E-merging Markets, a abertura de sua plataforma para os desenvolvedores mobile (celular, tablete e web). Isso significa que qualquer pessoa poderá adaptar o uso do MercadoPago a determinado negócio.
“Você vai poder comprar um serviço, um cupom, um produto, independente do sistema operacional do dispositivo e do browser. Isso dá aos empreendedores uma liberdade que não existia antes", diz Marcelo Coelho, diretor do MercadoPago. Antes o cliente era redirecionado para outro site, e agora ele paga sem sair da aplicação.
A DinheiroMail está lançando a sua solução DinheiroMail Mobile, que permite realizar pagamentos em smartphones que usam os sistemas operacionais Android, iOS e Symbian. A carteira virtual eletrônica permite transações com cartões de crédito e com o próprio saldo digital da DinheiroMoney, sem que seja necessária a instalação de algum aplicativo.



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