sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Amazon inicia serviço de cloud no Brasil


São Paulo - A Amazon anunciou hoje o início das operações de seu serviço de computação em nuvem no Brasil e na América do Sul, conforme a INFO antecipou em setembro.
Lançado em 2006 no mercado americano, o serviço – conhecido como Amazon Web Services - chega ao país para ser concorrente das soluções oferecidas pela Locaweb, Tecla, UOL e Alog.
Com o serviço da Amazon, as empresas – não importa o ramo em que atuam – podem contratar diversos tipos de serviços, como processamento e armazenamento de dados e hospedagem de web applications, por exemplo. Como o Amazon Web Services é escalável, os gestores de tecnologia aumentam ou diminuem o uso de recursos de TI de acordo com a demanda, sem ter que fazer investimentos em infraestrutura dentro da própria empresa.
O serviço, segundo a Amazon, será interessante para empresas estrangeiras que operam no Brasil e na América do Sul. Eles poderão trazer serviços que rodam em servidores nos Estados Unidos ou Europa para ser executado em data centers brasileiros. A operação reduz custos com telecomunicações. E, também, melhora o desempenho das aplicações – já que ela fica mais perto da filial brasileira.
No Brasil, Gol Linhas Aéreas, Peixe Urbano e R7 já usam o serviço da Amazon Web Services para oferecer serviços e, também, rodar partes da sua infraestrutura de TI.
Loja online
O Brasil é a a oitava região onde a Amazon implanta operação em computação em nuvem. Segundo especialistas ouvidos pela INFO, o anúncio pode indicar que a empresa prepara uma infraestrutura ´potente o suficiente" para rodar e lançar a loja online no Brasil - e competir com o Submarino e a Americanas.com, entre outras lojas de e-commerce.
A empresa, inclusive, já estaria negociando com editoras de livros brasileiras para ofertar e-books. Desse modo, ela também competiria com as operações online da Saraiva e da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário