terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DO RIO PARA O BRASIL


Da Rocinha, projeto TIM Wi-Fi pode beneficiar clientes 3G da operadora

Por Cristina De Luca



Com início em 2012, o piloto fará com que os clientes migrem automaticamente da rede 3G para a rede Wi-Fi.

A alta concentração urbana, digna de grandes cidades, combinada com baixo poder aquisitivo de seua moradores, sempre fez da Rocinha uma execelente vitrine para projetos de inclusão social e digital. Desde 2001, a tecnologia de internet sem fio é conhecida pelos habitantes do lugar. Na época, o projeto encapado pelo Viva Rio ganhou prêmios internacionais e inspirou o atual vice-governador do Rio de Janeiro, Pezão, a criar o projeto Piraí Digital. Agora, com a Rocinha recém pacificada, a TIM escolhe a comunidade para lançar os projetos TIM Wi-Fi e TIM Fiber. O objetivo é ofertar banda larga móvel de altíssima velocidade (54Mbps) para 38 mil lares da comunidade, com qualidade de serviço superior a atual, complementar à tecnologia 3G.
O serviço foi inaugurado por Luca Luciani (Presidente da TIM Brasil), poucas semanas depois da "pacificação". Segundo o executivo, combina o Wi-Fi e as fibras ópticas da AES Atimus, empresa comprada por R$ 1,6 bilhão, e que usa, no Rio de Janeiro, a rede elétrica da Light para a oferta de serviços de comunicações. A primeira fase, reúne 25 hotspots que fornecem uma cobertura quase total do território da comunidade, que abrange uma área de 95 hectares.
"Mas o mais relevante é o sistema de autenticação na rede TIM Wi-Fi, que permitirá que todos os clientes da TIM Brasil possam acessar o serviço com muito mais rapidez e facilidade, sem a necessidade de registro através de login e senha", comenta Paolo Di Loreto, country manager da Retis do Brasil, empresa contratada pela TIM para a instalação da rede Wi-FI. "Essa simplicidade proporcionará aos clientes migrarem da rede 3G da TIM automaticamente para a rede Wi-Fi, assim que o aparelho entrar em uma área de cobertura de um hot spot. Eles serão automaticamente reconhecidos (seamless) e direcionados a rede WiFi da operadora”, explica Di Loreto.
Segundo o executivo da Retis, deste piloto dependerá o planejamento estratégico da TIM para levar o sistema a todo o país, desafogando o tráfego de sua rede 3G, hoje sobrecarregada. Na Rocinha, no primeiro trimestre de 2012, os clientes dos planos Infinity-pré e Liberty terão internet sem fio pela rede Wi-Fi da operadora.
A TIM espera atingir mais de 10 mil hotspots (pontos de acesso em rede sem fio) em todo o país até o fim de 2012, segundo o presidente da operadora, Luca Luciani. Os investimentos necessários estão incluídos dentro do cronograma da empresa, que prevê 8,5 bilhões de reais até 2013. O plano de complementariedade 3G/Wi-Fi inclui não só o uso do serviço TIM Fiber, fruto da incorporação da AES Atimus pela TIM Brasil, como também a rede fixa da Intelig. A combinação do Wi-Fi com a fibra óptica permitirá à rede ter capacidade para atendimento de mais de mil usuários, conectados simultaneamente a 1 Mbps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário