segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como Colocar Vídeo em uma Página Web

Uma forma muito simples de colocar um vídeo em uma página web é transferi-la a YouTube e logo incrustá-lo na página web por meio de um código HTML que eles proporcionam.



Para colocar vídeo em uma página web, uma das opções mais simples é transferi-lo a YouTube.com e linkar com o vídeo para que se mostre desde lá. Pode-se colocar um link que vá a YouTube diretamente ou um código HTML para que o vídeo se mostre dentro de sua própria página web.
Publicar vídeos em YouTube tem várias vantagens, entre as quais poderíamos destacar:
  • Seus vídeos não ocupam espaço em sua hospedagem web.
  • A transferência devida aos vídeos se encarrega o YouTube, por isso que não afetará ao seu servidor (em velocidade e largura de banda consumida) porque tenha muitos visitantes vendo vídeos e tampouco será cobrado nada a mais por passar de Gigas transferidos em seu hosting.
  • É extremamente simples transferir vídeos a YouTube e logo colocá-los em sua web. Não tem que se preocupar por quase nada em tudo que se refere aos formatos ou compatibilidade de seu vídeo com diversos tipos de navegadores.
Porém, nem tudo são vantagens, pois há alguns detalhes que não são tão bons:
  • A definição de seu vídeo é fixa. Quando você transfere o vídeo, YouTube o processa para ajustá-lo a seus tamanhos e qualidade padrão.
  • Os vídeos que podem ser transferidos têm uma duração máxima de 10 minutos e 100 MB.
  • Seus vídeos são públicos (embora em YouTube pode-se restringir mais ou menos sua difusão).
  • É uma possível saída de visitantes de sua página: pode acontecer de alguns usuários irem a YouTube para continuar vendo vídeos ou qualquer outra coisa.
Sendo assim, se lhe interessa as vantagens anteriores e não lhe importa padecer certas desvantagens, como tornar seu conteúdo público em outro website ou não lhe importa que o tamanho dos vídeos seja menor que o que possivelmente tenha seu original, pois YouTube é sem dúvida uma grande opção.
Para transferir um vídeo a YouTube necessita-se estar registrado como usuário. Registrar-se é muito simples e não requer nenhum conhecimento especial. Uma vez registrado, você receberá um e-mail com um link para confirmar sua conta, que serve para que eles saibam que seu e-mail lhe pertence e foi escrito corretamente. Sem confirmar seu e-mail não lhe permitem transferir vídeos.
Uma vez registrado e confirmado seu e-mail, acessamos à nossa conta e poderemos transferir um vídeo através do botão "Enviar um vídeo" ou também através do link "Conta" que aparece em cima à direita e logo "Meus vídeos" e logo clicando no botão "enviar um vídeo" que aparece à esquerda.
Então, basta seguir os passos para colocar o vídeo. Oferece-se primeiro uma descrição e logo, envia-se o arquivo com seu vídeo. Demorará uns minutos em carregar o vídeo dependendo do tamanho que tiver e logo outros minutinhos para YouTube processá-lo para ajustá-lo a seu formato próprio.
A partir de então, você terá o vídeo em sua conta e poderá acessá-lo através do link "Meus vídeos".
Para conseguir o pedaço de código que tem que colar no HTML de sua página, você tem que ir a sua conta, logo a "meus vídeos" e logo abrir a janela de edição da informação do vídeo, através do botão "Editar informação de vídeo". Então, aparecem vários campos e um abaixo de tudo com o código que tem que copiar e colar no HTML de sua página, no lugar onde quiser que saia o vídeo. Tal código será algo parecido a isto:
<object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/EtLjq3Ocs6w"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/EtLjq3Ocs6w" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="350"></embed></object>
Com este pedaço de código se mostrará seu vídeo com os controles de YouTube para colocá-lo em funcionamento, deter a reprodução, controlar o volume, etc.
Notas adicionais sobre transferir vídeos a YouTube:
A imagem que aparece à princípio no vídeo pode ser selecionada ao editar as informações do vídeo. Por padrão, já na maioria dos casos o primeiro fotograma, porém logo podemos selecionar outro fotograma se desejarmos.
As mudanças nas imagens iniciais levam umas horas, portanto terá que ter paciência se tiver mudado a imagem. Às vezes, não aparece a imagem inicial do vídeo e em seu lugar sai uma imagem padrão. Em alguns minutos ou horas poderá ver que YouTube se atualiza e lhe permitirá selecionar a foto fixa que desejar. Porém, em qualquer caso informam que pode demorar até 6 horas em se atualizar.
Logo, nas informações do vídeo, pode-se escolher inclusive o lugar onde se realizou a gravação.
Resumindo, com YouTube podemos facilmente começar a distribuir conteúdos multimídia, ao alcance de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário