sábado, 14 de abril de 2012

Exército cria robô que reage a reações inesperadas!!!

Robô 'mula-sem-cabeça' vai reforçar exército dos EUA

BigDog valeu contrato de US$ 10 milhões de empresa de robótica com o Pentágono.
Robô é capaz de levar até 150 kg de carga em qualquer terreno.
Foto: Divulgação

A 'mula-sem-cabeça' do exército em ação: balança, mas não cai (Foto: Divulgação)
Os soldados americanos poderão, no futuro, contar com a ajuda de um ser que parece ter saído do folclore brasileiro direto para a prancheta dos engenheiros contratados pelo Pentágono: o BigDog, um projeto em desenvolvimento pela BostonDynamics, é uma espécie de "mula-sem-cabeça" de carga.

Capaz de carregar 150 quilos, o BigDog foi encomendado pelo exército americano para operar em qualquer terreno. Em locais onde é necessário escalar, rodas e esteiras não têm como competir com a operação de alavanca "natural" das pernas.



 Por isso, o BigDog é programado para agir praticamente como um quadrúpede natural: ele se equilibra até mesmo quando é traído pelo solo ou encontra algum obstáculo que tenta derrubá-lo. No vídeo, é possível ver o BigDog sendo "abusado" durante os testes: ele balança ao levar um chute, mas não cai. Quando o chão está cheio de gelo escorregadio, o robô sofre como um iniciante em patinação, mas mantém a carga em segurança.
O controle é feito por um computador ligado a sensores de ambiente, giroscópios e medidores de força e impacto. O robô sabe exatamente quanta força deve colocar em cada "junta" para atingir o movimento perfeito.

O desenvolvimento do BigDog rendeu à empresa um contrato de US$ 10 milhões com a secretaria de defesa dos EUA. Não há, no entanto, previsão de quando a "mula-sem-cabeça" vai passar a acompanhar os soldados americanos em confronto.


BIG DOG segundo Wikipédia

BigDog é um projeto de robô militar que está em desenvolvimento pela Boston Dynamics, constituindo-se numa espécie de "mula-sem-cabeça" de carga. Esse robô consegue carregar até 130kg em sua estrutura, além disso, ele reage à movimentos ao seu redor, não caindo ao ser empurrado ou caso escorregue, conseguindo caminhar em qualquer terreno(Inclusive gelo). Ele já é utilizado por militares em alguns lugares do mundo para transporte de itens e futuramente estará sendo comercializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário