segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Celular com Internet desbanca o chope no cálculo da inflação brasileira

IBGE adaptou o sistema ao novo estilo de vida do brasileiro, que inclui cada vez mais o uso do telefone com acesso à Web; mudança reduz projeção.

Sai o chope, entra o celular com acesso à Internet. OIBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que, a partir deste ano, itens como chope,  bacalhau ou a máquina de costura não pesam mais na inflação, segundo informações publicadas pelaAgência Brasil.

O órgão do governo responsável pelo cálculo retirou cerca de 50 itens, e acrescentou 32, entre eles o celular com acesso à Internet e a TV por assinatura. As mudanças no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo ), que é divulgado mensalmente pelo IBGE e serve como referência para as metas de inflação estipuladas pelo governo, foram promovidas para adequar o cálculo aos hábitos de consumo dos brasileiros. Segundo os responsáveis, os novos itens têm um maior impacto na vida do brasileiro.
Com o anúncio, feito na semana passada, antes mesmo que o IPCA passasse a ser calculado pela nova fórmula, instituições financeiras reduziram as projeções da inflação para 2012, como o Banco Itaú, que reajustou a previsão de 5,75% para 5,25%, e a consultoria Sul América Investimentos, que cortou de 5,3% para 5%.
Para 2012, a meta do governo é que o índice fique abaixo de 5%, menor que o de 2011. No ano passado, o IPCA ficou em 6,5%, o mais alto desde 2004 e acima da meta estabelecida de 4,5%, atingindo o “teto” do cálculo, que permite dois pontos percentuais.


FONTE: http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2012/01/16/smartphone-desbanca-o-chope-no-calculo-da-inflacao-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário