sexta-feira, 16 de março de 2012

Alta definição pelo fio da tomada

Post image for HD-PLC + DLNA = Alta definição pelo fio da tomada
by MÁRIO NAGANO on 15/03/2012

A tecnologia HD-PLC foi certificada pelo grupo DLNA (Digital Living Network Alliance). Na prática, isso quer dizer que, em um futuro próximo (ou não),  dispositivos eletrônicos ligados pela tomada na mesma rede elétrica possam transmitir e receber conteúdo digital e até videos em HD de maneira simples e descomplicada.

Com isso o HD-PLC (IEEE 1901) se junta aos atuais padrões Ethernet (IEEE 802.3) e Wi-Fi (IEEE 802.11) como interface de comunicação entre dispositivos compatíveis com DLNA como televisões, PCs, console de jogos e até servidores de armazenamento de rede etc.

A grande sacada dessa combinação dessas tecnologias está na simplicidade de uso, já que — na teoria — no futuro será possível por exemplo ligar uma TV na tomada e ela se conectar automaticamente a um PC, videogame ou mesmo um Blu-Ray player com DLNA e ter acesso ao seu conteúdo de áudio e vídeo sem ter que configurar nada na rede ou no servidor, tudo plug-and-play.
De fato, a tecnologia PLC é considerada uma solução até mais interessante que o Wi-Fi nas residências, já que ela oferece o alcance e a segurança das redes cabeadas aproveitando a rede elétrica presente em todo lugar.
O trabalho agora, segundo a Panasonic que faz parte do projeto, é de trabalhar em conjunto com o grupo DLNA para garantir que seu padrão de rede funcione perfeitamente nesse ecossistema, além de promover  IEEE 1901 para a indústria eletrônica para que ela se torne um padrão mundial de fato. Curiosamente, a empresa não anunciou quando os primeiros produtos com essa tecnologia chegarão ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário