Quantidade de pessoas conectadas a Web no Brasil
Data da Pesquisa | População total IBGE | Internautas(milhões) |
% da População Brasileira
|
Fontes de pesquisa Internautas
|
2011 /jun | 203,4 | 75,98 | 37,4 | InternetWorldStats |
2008 / dez | 196,3 | 67,51 | 34,3% | InternetWorldStats |
2007 / dez | 188,6 | 42,60 | 22,8% | InternetWorldStats |
2006 / dez | 186,7 | 30,01 | 17,2% | InternetWorldStats |
2005 / jan | 185,6 | 25,90 | 13,9% | InternetWorldStats |
2004 / jan | 178,4 | 20,05 | 11,5% | Nielsen NetRatings |
2003 / jan | 176,0 | 14,32 | 8,1% | Nielsen NetRatings |
2002 / ago | 175,0 | 13,98 | 7.9% | Nielsen NetRatings |
2001 / set | 172,3 | 12,04 | 7.0% | Nielsen NetRatings |
2000 / nov | 169,7 | 9,84 | 5.8% | Nielsen NetRatings |
1999 / dez | 166,4 | 6,79 | 7.1% | Computer Ind. Almanac |
1998 / dez | 163,2 | 2,35 | 1.4% | IDC |
1997 / dez | 160,1 | 1,30 | 0.8% | Brazilian ISC |
1997 / jul | 160,1 | 1,15 | 0.7% | Brazilian ISC |
Compilado por www.e-commerce.org.br / fonte: pesquisas diversas / população: variações anuais estimadas. / Internautas refere-se a quantidade de pessoas que tem acesso à Internet nas residências, no trabalho ou locais públicos.
ANO | FATURAMENTO | Variação |
2011 |
R$ 18,70 bilhões
| 26% |
2010 | R$ 14,80 bilhões | 40% |
2009 | R$ 10,60 bilhões | 33% |
2008 | R$ 8.20 bilhões | 30% |
2007 |
R$ 6.30 bilhões
|
43%
|
2006 |
R$ 4,40 bilhões
|
76%
|
2005 |
R$ 2.50 bilhões
|
43%
|
2004 |
R$ 1.75 bilhão
|
48%
|
2003 |
R$ 1.18 bilhão
|
39%
|
2002 |
R$ 0,85 bilhão
|
55%
|
2001 |
R$ 0,54 bilhão
|
-
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Fonte eBit - www.e-commerce.org.br. Não considera vendas de automóveis, passagens aéreas e leilões on-line.
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011*
| |
Consumidores |
1.1
|
2.0
|
2.6
|
3.4
|
4.8
|
7.0
|
9.5
|
13.2
|
17,6
| 23,00 |
31,9
|
Crescimento .% |
-
|
81%
|
30%
|
31%
|
41%
|
46%
|
36%
|
39%
|
33%
| 30% |
37%
|
Crescimento do e-commerce em 2012
A se confirmarem as expectativas desse ano, o que parece certo em função dos últimos dados sobre o e-commerce em 2011, o comércio eletrônico brasileiro deverá viver mais um ano de crescimento dentro da taxa histórica de 30% ao ano. Ao que parece, em 2012 o e-commerce continuará na mesma direção.
Todo poder aos gestores
Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais temos sentido que cada vez mais os gestores de e-commerce querem ser independentes na administração das plataformas. Para eles, quanto menor for a dependência de programadores maior serão suas possibilidades de criar ações de gestão mais criativas. Por isso, acreditamos que as plataformas de e-commerce deverão partir para um caminho de cada vez maior liberdade em termos de administração de recursos.
Plataformas de comércio eletrônico
A tendência do e-commerce para 2012 no que diz respeito a plataformas de e-commerce é de sistemas cada vez mais integrados às mídias sociais, uma tendência iniciada ano passado que deve continuar em 2012. A adaptação das plataformas para os dispositivos móveis também deve ser uma tendência bem marcante, pois é esperado um grande crescimento das compras feitas através destes dispositivos.
Social commerce
O social commerce já é tendência mundial e deverá ganhar um novo impulso em 2012. As compras que tem origem no engajamento nas redes sociais tenderão a ganhar uma expressão ainda maior em 2012 e por isso é importante que os administradores de e-commerce tenham a visão de que o social commerce não é somente criar uma loja no Facebook , mas sim, provocar o engajamento nas mídias sociais para gerar compras no comércio eletrônico.
Tablets no e-commerce
Com o barateamento dos tablets no Brasil a tendência é que conquistem uma parcela significativa do e-commerce em pouco tempo. No exterior eles já respondem por uma boa parcela das compras e aqui não será diferente. A exigência de que plataformas de e-commerce tenham uma versão para tablets passará a fazer parte de qualquer roteiro para escolha de uma plataforma de e-commerce em 2012.
Alexandre Umberti, Dir. de Marketing e Produto do e-bit fala sobre a 23ª edição do WebShop, relatório divulgado pelo e-bit com dados do comércio eletrônico brasileiro.
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Estatísticas sobre comércio eletrônico – 2012
Os dados abaixo foram publicados em noticiários e órgãos especializados em comércio eletrônico. As fontes estão citadas em cada nota. Para consultar os dados de 2006 até hoje, consulte as outras páginas desta seção (ver barra de navegação à esquerda). Ver também Dados sobre o uso da internet no Brasil.
■ Em abril de 2012 o setor de vendas coletivas teve faturamento de R$ 142,465 milhões. O valor é resultado da venda de 1.731.113 cupons das 13.899 ofertas ativas no período, o que representou uma economia de R$ 249,208 milhões. A categoria Produtos, sozinha somou 30% dos ganhos do mês. O valor do ticket médio dos cupons, de R$ 82,30, ficou um pouco mais alto que o valor geral dos outros meses. Hotéis e Viagens foi a segunda categoria que mais faturou, com share de 20% do faturamento. Em termos de cupons vendidos, Restaurantes liderou o ranking e englobou 35% do total. (AdNews , pesquisa InfoSaveMe , acesso em 31.5.2012)
■ Para evitar prejuízos – e ruídos de comunicação com o consumidor – 30% dos lojistas da América Latina rejeitavam pedidos de compras online, 10 vezes mais do que nos Estados Unidos (2,8%).
O índice de fraudes com perdas para o lojista estava em 0,75% das transações online. Mundialmente a perda do lojista por transação fraudulenta foi orçada em US$ 250.
O índice de fraudes com perdas para o lojista estava em 0,75% das transações online. Mundialmente a perda do lojista por transação fraudulenta foi orçada em US$ 250.
Expectativas do comércio eletrônico apontaram para movimentação de US$ 1 trilhão em 2012. Em 2011, a América Latina gerou US$ 35 bilhões, 65% gerados no Brasil – US$ 22,75 milhões. Em fraudes, nos EUA, o prejuízo, em 2011, foi estimado em US$ 3,4 bilhões, com tiquete médio de transação fraudulenta em US$ 250. (Convergência Digital , pesquisa Cielo, acesso em 31.3.2012)
■ Na primeira quinzena de janeiro, os varejistas online que investiram em promoções faturaram R$ 1,05 bilhão. Resultado 32% maior que o alcançado no mesmo período em 2011, quando os ganhos chegaram a R$ 802 milhões. Os saldões da primeira quinzena de janeiro registraram 2,78 milhões de pedidos online, o aumento de 35% em relação à mesma época do ano passado, quando o número de pedidos atingiu 2,06 milhões. O ticket médio teve queda de 2%, passando de 388 reais para 379 reais, (IDG , pesquisa e-bit, acesso em 8.2.2012)
Fonte:http://www.avellareduarte.com.br/projeto/conceitos/ecommerce/ecommerceef.htm#ixzz1xDvOvEY0
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