sexta-feira, 8 de junho de 2012

Estatísticas do E-commerce no Brasil

Quantidade de pessoas conectadas a Web no Brasil

Data da PesquisaPopulação total  IBGEInternautas(milhões)
  %  da População Brasileira
Fontes de pesquisa Internautas
2011 /jun203,475,9837,4InternetWorldStats
2008 / dez196,367,5134,3%InternetWorldStats
2007 / dez188,642,6022,8%InternetWorldStats
2006 / dez186,730,0117,2%InternetWorldStats
2005 / jan185,625,9013,9%InternetWorldStats
2004 / jan178,420,0511,5%Nielsen NetRatings
2003 / jan176,014,328,1%Nielsen NetRatings
2002 / ago175,013,987.9%Nielsen NetRatings
2001 / set172,312,047.0%Nielsen NetRatings
2000 / nov169,7 9,84 5.8%Nielsen NetRatings
1999 / dez166,46,79 7.1% Computer Ind. Almanac
1998 / dez163,22,35 1.4%IDC
1997 / dez160,11,30 0.8%Brazilian ISC
1997 / jul160,11,15 0.7%Brazilian ISC
Compilado por www.e-commerce.org.br   /  fonte: pesquisas diversas /  população: variações anuais estimadas.  / Internautas refere-se a quantidade de pessoas que tem acesso à Internet nas residências, no trabalho ou locais públicos.

faturamento ecommerce Brasil

ANOFATURAMENTO Variação
2011
R$ 18,70 bilhões
26%
2010R$ 14,80 bilhões40%
2009R$ 10,60 bilhões33%
2008R$ 8.20 bilhões30%
2007
R$ 6.30 bilhões
43%
 2006
R$  4,40 bilhões
76%
 2005
R$  2.50 bilhões
43%
 2004
R$  1.75 bilhão
48%
 2003
R$  1.18 bilhão
39%
 2002
R$   0,85 bilhão
55%
 2001
R$   0,54 bilhão
-
Fonte eBit - www.e-commerce.org.br. Não considera vendas de automóveis, passagens aéreas e leilões on-line.

e-consumidores brasil

2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011*
Consumidores
1.1
2.0
2.6
3.4
4.8
7.0
9.5
13.2
17,6
23,00
31,9
Crescimento .%
-
81%
30%
31%
41%
46%
36%
39%
33%
30%
37%

Crescimento do e-commerce em 2012

A se confirmarem as expectativas desse ano, o que parece certo em função dos últimos dados sobre o e-commerce em 2011, o comércio eletrônico  brasileiro deverá viver mais um ano de crescimento dentro da taxa histórica de 30% ao ano. Ao que parece, em 2012 o e-commerce continuará na mesma direção.

Todo poder aos gestores

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais  temos sentido que cada vez mais os gestores de e-commerce querem ser independentes na administração das plataformas. Para eles, quanto menor for a dependência de programadores maior serão suas possibilidades de criar ações de gestão mais criativas. Por isso, acreditamos que as plataformas de e-commerce deverão partir para um caminho de cada vez maior liberdade em termos de administração de recursos.

Plataformas de comércio eletrônico

A tendência do e-commerce para 2012 no que diz respeito a plataformas de e-commerce é de sistemas cada vez mais integrados às mídias sociais, uma tendência iniciada ano passado que deve continuar em 2012. A adaptação das plataformas para os dispositivos móveis também deve ser uma tendência bem marcante, pois é esperado um grande crescimento das compras feitas através destes dispositivos.

Social commerce

social commerce já é tendência mundial e deverá ganhar um novo impulso em 2012. As compras que tem origem no engajamento nas redes sociais  tenderão a ganhar uma expressão ainda maior em 2012 e por isso é importante que os administradores de e-commerce tenham a visão de que o social commerce não é somente criar uma loja no Facebook , mas sim, provocar o engajamento nas mídias sociais para gerar compras no comércio eletrônico.

Tablets no e-commerce

Com o barateamento dos tablets no Brasil a tendência é que conquistem uma parcela significativa do e-commerce em pouco tempo. No exterior eles já respondem por uma boa parcela das compras e aqui não será diferente. A exigência de que plataformas de e-commerce tenham uma versão para tablets passará a fazer parte de qualquer roteiro para escolha de uma plataforma de e-commerce  em 2012.

Alexandre Umberti, Dir. de Marketing e Produto do e-bit fala sobre a 23ª edição do WebShop, relatório divulgado pelo e-bit com dados do comércio eletrônico brasileiro.
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Estatísticas sobre comércio eletrônico – 2012

Atualizado em 31.5.2012
Os dados abaixo foram publicados em noticiários e órgãos especializados em comércio eletrônico. As fontes estão citadas em cada nota. Para consultar os dados de 2006 até hoje, consulte as outras páginas desta seção (ver barra de navegação à esquerda). Ver também Dados sobre o uso da internet no Brasil.
 Em abril de 2012 o setor de vendas coletivas teve faturamento de R$ 142,465 milhões. O valor é resultado da venda de 1.731.113 cupons das 13.899 ofertas ativas no período, o que representou uma economia de R$ 249,208 milhões. A categoria Produtos, sozinha somou 30% dos ganhos do mês. O valor do ticket médio dos cupons, de R$ 82,30, ficou um pouco mais alto que o valor geral dos outros meses. Hotéis e Viagens foi a segunda categoria que mais faturou, com share de 20% do faturamento. Em termos de cupons vendidos, Restaurantes liderou o ranking e englobou 35% do total. (AdNews , pesquisa InfoSaveMe , acesso em 31.5.2012)
 Para evitar prejuízos – e ruídos de comunicação com o consumidor – 30% dos lojistas da América Latina rejeitavam pedidos de compras online, 10 vezes mais do que nos Estados Unidos (2,8%).
O índice de fraudes com perdas para o lojista estava em 0,75% das transações online. Mundialmente a perda do lojista por transação fraudulenta foi orçada em US$ 250.
Expectativas do comércio eletrônico apontaram para movimentação de US$ 1 trilhão em 2012. Em 2011, a América Latina gerou US$ 35 bilhões, 65% gerados no Brasil – US$ 22,75 milhões. Em fraudes, nos EUA, o prejuízo, em 2011, foi estimado em US$ 3,4 bilhões, com tiquete médio de transação fraudulenta em US$ 250. (Convergência Digital , pesquisa Cielo, acesso em 31.3.2012)
 Na primeira quinzena de janeiro, os varejistas online que investiram em promoções faturaram R$ 1,05 bilhão. Resultado 32% maior que o alcançado no mesmo período em 2011, quando os ganhos chegaram a R$ 802 milhões. Os saldões da primeira quinzena de janeiro registraram 2,78 milhões de pedidos online, o aumento de 35% em relação à mesma época do ano passado, quando o número de pedidos atingiu 2,06 milhões. O ticket médio teve queda de 2%, passando de 388 reais para 379 reais, (IDG , pesquisa e-bit, acesso em 8.2.2012)

Fonte:
http://www.avellareduarte.com.br/projeto/conceitos/ecommerce/ecommerceef.htm#ixzz1xDvOvEY0

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