quarta-feira, 3 de abril de 2013

Computador feito de músculos funciona como uma máquina de Turing

Por  em 2.04.2013 

Em 1936, o jovem matemático britânico Alan Turing (http://cncaires.blogspot.com.br/2012/02/as-maiores-criacoes-do-pai-da.html) enunciou uma teoria que seria o embrião da ciência da computação: a Máquina de Turing. 



Tratava-se do primeiro mecanismo de resolução de problemas com base em algoritmos binários. O “computador” que Turing idealizou jamais chegou realmente a ser construído. Mas dois cientistas neozelandeses apresentaram, na semana passada, uma máquina movida a músculos artificiais que usa o mesmo princípio. No futuro, estes mecanismos podem dar grande impulso ao desenvolvimento das próteses.
Este novo computador, que ocupa um metro cúbico de espaço, foi criado por Benjamin O’Brien e Iain Alexander Anderson, da Universidade de Auckland (Nova Zelândia). O que eles desenvolveram foi uma analogia ao corpo humano; músculos artificiais que “pensam” por si mesmos.
Nossos músculos são dotados de certo “raciocínio próprio”, o que os faz reagir e movimentar-se sem que o cérebro precise dar uma ordem expressa. São os chamados reflexos. Até hoje, a ciência não conseguiu criar nenhum robô com reflexos, já que todos os movimentos partem sempre de um controle central. Este é o grande pioneirismo do novo computador.

FONTE:http://hypescience.com/computador-feito-de-musculos-funciona-como-uma-maquina-de-turing/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário