quarta-feira, 7 de novembro de 2012

As 7 forças da liderança, segundo Roberto Justus


Publicitário apresenta as motivações que devem nortear um líder de sucesso

Por Mariana Iwakura, da Ilha de Comandatuba (BA)

Cadu Feijó“Tudo na vida são forças”, afirma o publicitário e apresentador de TV Roberto Justus. Em palestra durante a 12ª Convenção ABF do Franchising, que acontece até 28 de outubro na Ilha de Comandatuba, na Bahia, Justus elencou as sete forças fundamentais para o sucesso pessoal e profissional. 

1. A força de vontade. O que você mais quer na vida? A força de vontade vai levá-lo até lá. Todas as pessoas querem ter sucesso. Isso pode ter vários significados, como ganhar dinheiro, formar uma família. Todos queremos ser bem-sucedidos. Mas, sem força de vontade, não conseguimos. De todas as forças, essa é a que mais podemos controlar. Para isso, o líder precisa saber tomar decisões e saber delegar. Em vez de fazer uma lista de coisas para fazer, precisa ter uma lista do que não fazer. 

2. A força da visão. O que faz a diferença? O que leva dois garotos em uma garagem a criar a Apple? Steve Jobs deu à empresa sua grande visão. Essa é uma força que diferencia as pessoas. Em um mundo cada vez mais competitivo, mais importante do que fazer melhor é ver melhor o que vem lá na frente. Uma visão significativa, em todos os casos, antecede uma realização significativa. É preciso enxergar-se grande para ser grande. 

3. A força do caráter. Se você prejudica alguém, mais cedo ou mais tarde vai topar com essa pessoa. Caráter é um DNA transmitido por hábitos e exemplos, e o líder é aquele que forma ou deforma o caráter de uma empresa. Uma pessoa de caráter toma decisões pensando em todos. Não muda de opinião apenas para agradar. Fala para o cliente aquilo que ele precisa ouvir, e não o que ele quer ouvir. 

4. A força de persuasão. Saber persuadir é uma arte. Você não consegue vender aquilo que não compra. A pessoa que acredita em si e no que quer vender tem uma capacidade de convencer muito maior. E você não vende nada para alguém em que você não acredita. 

5. A força da criatividade. Quem quer ter uma vida extraordinária precisa ter ideias extraordinárias. Todos têm talentos escondidos. É preciso cutucar esses aspectos para que apareçam. Como é difícil criar a partir de uma folha em branco, cabe ao líder passar os parâmetros definidos para os liderados. É fundamental pensar fora da caixa, desde que dentro da estratégia. 

6. A força da coragem. É preciso ir além das fronteiras criadas pelas próprias limitações. Algumas pessoas preferem estar dentro do caixão a fazer discurso no funeral. A gente tem de acabar com as limitações que a gente cria. Para mudar, é preciso ter coragem para fazer as mudanças necessárias. O cavalo passa selado em alguma oportunidade. Você precisa ter a coragem de montá-lo. 

7. A força da paixão. Uma empresa de sucesso é o resultado de um grande trabalho, mas esse sucesso é ainda maior quando há pessoas felizes e apaixonadas. Os empresários vão criar franquias melhores se tiverem pessoas apaixonadas. Para o franqueado, faz uma grande diferença quando ele vê que o franqueador ama o que faz. A escolha deve ser sempre por algo que você ama fazer. 

FONTE: 
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI322468-17180,00-AS+FORCAS+DA+LIDERANCA+SEGUNDO+ROBERTO+JUSTUS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário