terça-feira, 29 de maio de 2012

Google divulga primeiro vídeo feito com óculos de realidade aumentada

No vídeo é possível assistir a uma pessoa dando saltos em um trampolim e ter noção do ponto de vista do usuário; produto pode chegar ao mercado até fim do ano




Notícias Relacionadas

A idéia de óculos de alta tecnologia e realidade aumentada da Google, o Project Glasses, parece avançar. Foi divulgado hoje um vídeo de 15 segundos gravado usando o dispositivo.
O vídeo (que pode ser visto logo abaixo) mostra uma pessoa pulando em um trampolim enquanto usa o apetrecho, e é possível assistir o ponto de vista do usuário, já que a câmera está embutida nos óculos.
A idéia do Project Glass é criar um aparelho fino e leve, que possa ser usado como se fossem óculos normais, mas que projete sobre a visão do usuário informações relevantes sobre o que está acontecendo ao seu redor. Por exemplo, ao pedir instruções de como chegar ao local, um mapa pode ser sobreposto à imagem real e alertas como "vire à esquerda, ande 100 metros" poderiam aparecer "no canto do olho".
 Por mais que a tecnologia pareça incrivelmente futurista, todos os componentes necessários já existem e estão em uso. É possível determinar a localização de uma pessoa usando GPS e as redes Wi-Fi ou de telefonia celular próximas, e bússolas podem ser usadas para saber para onde ela está olhando. Tecnologia de reconhecimento de imagem, como a já usada no Google Goggles, pode ajudar a identificar automaticamente objetos e paisagens. Até mesmo sistemas capazes de projetar uma imagem diretamente sobre os olhos já existem.
Por enquanto o Project Glass é um projeto, e não um produto, mas funcionários da Google já foram vistos usando os óculos em público. Segundo o jornalista Nick Bilton, em um artigo publicado no New York Times em fevereiro, os óculos poderão custar "o equivalente a um smartphone moderno", ou seja, entre US$ 250 e US$ 600, e estar disponíveis no mercado já no final de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário